PUBLICAÇÕES
 

Trabalho Explica Regras Do Novo Ponto Eletrônico
 

Sob ataques dos empresários e de entidades sindicais, o Ministério do Trabalho divulgou esclarecimentos sobre o novo ponto eletrônico, para explicar que a medida não afetará pequenas empresas e que os equipamentos exigidos não têm custo alto.

A partir do dia 26 de agosto, auditores do trabalho iniciarão a fiscalização, mas autuações só serão permitidas depois de dupla visita à empresa.

O novo sistema estabelece requisitos para o equipamento Registrador Eletrônico de Ponto (REP). Passa a ser proibido o uso de computadores, de equipamentos portáteis, de catracas e outros bloqueios de segurança. O Ministério do Trabalho afirma que as novas regras coibirão fraudes.

No início da semana, o ministério editou uma instrução normativa com os processos a serem feitos pelos fiscais, o que foi interpretado como adiamento das novas regras.

Para a CNI (Confederação Nacional da Indústria), não houve adiamento. "Essa instrução é severa. Sempre há dupla visita em caso de novas normas", disse o presidente do Conselho de Relações do Trabalho, Francisco Gadelha.

A Justiça já concedeu duas liminares derrubando a exigência do mecanismo.


FOLHA DE S. PAULO - MERCADO.

(Julianna Sofia)







 
« VOLTAR
 
 
 
 
 Praça Dr. João Mendes, 52 - cj. 902 - CEP 01501-000 - Centro - São Paulo/SP - Fone/Fax: +55 (11) 3253.3049 3285.3646